O QUE FOI O FUNDEF?
Primeiramente vamos saber o que é o FUNDEF. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental ou FUNDEF foi um programa federal que pretendia estimular a educação e municípios carentes. Assim o governo repassava uma verba todos os meses para que os estados e municípios investissem na capacitação e remuneração de professores. Além de poderem fazer investimentos na infraestrutura das escolas. Esse programa foi criado em 1996 e durou até 2006 quando foi substituído pelo FUNDEB.
O Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica Valorização dos Profissionais foi criado para ter uma duração de 14 anos. A principal diferença entre os dois, além da sigla, é que o FUNDEB repassava dinheiro para toda a educação: desde o ensino infantil até o ensino médio e adulto. Enquanto o programa anterior era apenas para o ensino fundamental.
PORQUE PRECATÓRIOS DO FUNDEF?
Algumas prefeituras, então, resolveram entrar com um processo contra o Governo Federal pedindo a diferença de repasse de verbas.
Com isso iniciou-se uma batalha jurídica que durou cerca de 10 anos, desde o final do programa até a decisão final.
Em setembro de 2017, o STF entendeu da mesma forma que os municípios e condenou a União a fazer a indenizar os estados e cidades prejudicados.
Estima-se que essa diferença seja de mais de 50 Bilhões de Reais! E será paga em Precatórios já que os valores individuais são muito altos.
Logo, até mesmo prefeituras e governos estaduais podem receber Precatórios caso ganhem algum processo contra outra instituição pública.
Fonte: Meu Precatório
TIRE SUA DÚVIDA:
POSTAGENS:
Últimas Notícias: Contracheques Disponíveis para Consulta e Impressão
A Secretaria de Educação de Portel e a Prefeitura Municipal têm o prazer de informar que os contracheques referentes ao mês corrente já estão disponíveis para consulta e impressão. Os servidores públicos poderão acessar esses documentos a partir do dia 20 de junho, terça-feira, através do site oficial ou presencialmente no Departamento de Recursos Humanos
Prefeitura de Portel prorroga prazo para habilitação ao precatório do FUNDEF
A Prefeitura Municipal de Portel, por meio da Comissão Especial do Precatório do FUNDEF, publicou o Edital de Prorrogação de Prazo nº 002/2023. O objetivo é garantir a habilitação e credenciamento dos beneficontos de precatórios do FUNDEF (1997-2006) aos profissionais da ativa que se encontram em zonas rurais e não têm condições de se deslocar
Reunião da Comissão do Precatório do FUNDEF avança na resolução dos precatórios dos profissionais do magistério
A primeira reunião da Comissão do Precatório do FUNDEF ocorreu na manhã desta segunda-feira (28/02) na Secretaria Municipal de Educação (SEMED). A reunião contou com a presença da Presidente da Comissão Interna, Srª Adriana Santos de Souza, e do Coordenador da Comissão, Dr. Ricardo Ramiley Costa Cruz, representantes da Procuradoria Geral do Município. Também estiveram
PORTARIA DE CRIAÇÃO DA COMISSÃO ESPECIAL DO PRECATÓRIO
Dispõe sobre a instituição e nomeação dos membros da Comissão Especial com a finalidade de processar os pedidos de habilitação e credenciamento dos servidores beneficiários dos recursos oriundos do precatório do antigo FUNDEF (1997/2006) E dá outras providências. O PREFEITO DO MUNICIPIO DE PORTEL, VICENTE DE PAULO FERREIRA OLIVEIRA, no uso das atribuições legais, e:
DECRETO Nº 2.928 – REGULAMENTA O PROCESSO DO PRECATÓRIO DO FUNDEF
Regulamenta a lei nº 922, de 16 de Novembro de 2022, que dispõe sobre a utilização dos recursos extraordinários decorrentes do Passivo FUNDEF oriundos do Precatório nº 036-2022 referente ao Processo n° 000708.78.2007.4.01.3900, para definição dos percentuais e dos critérios para rateio e aplicação dos recursos, conforme destinação originária prevista na Lei. Download: DECRETO Nº