A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) do Pará lançou o programa “Alfabetiza Pará” no sábado (11), com o objetivo de diminuir a defasagem no processo de alfabetização no estado. O programa conta com apoio técnico-financeiro e premiação por resultados escolares, além de bolsas para profissionais alfabetizadores. A merenda e o transporte escolar também serão incrementados, com um aumento de 416% para a merenda e investimento de 43,7 milhões para ampliação da frota e alcance de mais regiões no transporte escolar.
Até esta sexta-feira (10), a Seduc já havia registrado 366.750 estudantes matriculados para o ano letivo de 2023, em 894 escolas públicas dos 144 municípios do estado. O Governo do Pará, por meio da Seduc, também já entregou 117 unidades escolares totalmente reconstruídas e equipadas, sendo 14 construções de escolas novas e 103 reconstruções e ampliações, em todas as regiões do estado. Na ocasião do lançamento do programa, o Secretário de Educação de Portel, Elias Saraiva, e a Diretora de Ensino estiveram presentes e destacaram a importância do apoio do programa para a alfabetização no estado.
No evento de lançamento do programa “Alfabetiza Pará”, a diretora de ensino Rosângela Coelho destacou a importância do programa e agradeceu o suporte que será fornecido aos municípios. Ela ressaltou que o programa virá para reforçar as estratégias, que já vem sendo realizado no município, com financiamento e disponibilização de materiais didáticos específicos e formação continuada para professores e técnicos. Relatou também que A avaliação diagnóstica que o governo do estado pretende realizar está alinhada com a proposta do projeto de Avaliação Municipal “ Avalia Portel”, realizada no município ano passado. Rosângela Coelho demonstrou entusiasmo com o programa.