A Prefeitura Municipal de Portel, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA – Campus Breves), apoiou a realização dos projetos ÁguaFlor: Minha Floresta, Meu Quintal” e Japiim: Vivências das Comunidades Marajoaras e a Filosofia”, iniciativas que buscam valorizar os saberes tradicionais e fortalecer a identidade territorial das populações locais.

O projeto ÁguaFlor também conta com o apoio do Ministério Público de Portel, representado pelo Promotor de Justiça, Dr. Ronaldo Bastos. As atividades aconteceram nos dias 10, 11 e 12 de maio, no Quilombo São Sebastião do Cipoal, em Portel (PA), com organização dos professores Graça Telles e Rodrygo Rocha, do IFPA – Campus Breves.

A gestão municipal, por meio da equipe da Educação, colaborou com a articulação e apoio logístico para a realização da ação, reconhecendo a importância do projeto para o fortalecimento sociocultural, educacional e identitário da comunidade.

Durante os três dias de atividades, foram abordados temas como letramento racial, preservação da memória comunitária e estratégias para consolidar rotinas escolares no quilombo, com foco especial na participação das mulheres e dos educadores locais.

A professora Graça Telles, coordenadora do projeto ÁguaFlor, ressaltou o potencial econômico e cultural do território como uma oportunidade para o fortalecimento da comunidade:

O quilombo possui riquezas que podem gerar renda, como a fabricação de doces, artesanato e bijuterias. As mulheres da comunidade conhecem essas possibilidades e podem transformá-las em meios de sustento, além de levar a cultura marajoara para outros lugares”, destacou.

Com ações como essa, o município reafirma seu compromisso com a valorização das comunidades quilombolas, incentivando iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento das tradições culturais locais.

Serviço à Imprensa
Prefeitura Municipal de Portel
Assessoria de Comunicação
E-mail: ascom@portel.gov.pa.br

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade