A Prefeitura de Portel, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou uma jornada pedagógica com o tema “Da reflexão à ação: traçando caminhos para a educação portelense”. O objetivo do evento foi apresentar a proposta de alinhamento das ações de fortalecimento da educação no município, assim como discutir e compreender o Sistema de Ciclo que há dez anos foi implantado na Rede Municipal de Educação (RME). Essas temáticas foram escolhidas, após investimentos em diagnósticos da situação de aprendizagem dos alunos(as) da RME de Portel por meio do Sistema Municipal de Avaliação: Avalia Portel.
A jornada, realizada de forma híbrida, presencial e online, reuniu gestores, coordenadores e professores da Rede Municipal de Ensino para um amplo diálogo e elaboração de uma matriz curricular comum às escolas de Portel. O evento buscou enfrentar e combater a cultura de fracasso escolar e promover o desenvolvimento educacional do município.
A SEMED propôs um conjunto de ações articuladas para acompanhamento, mediação e prevenção aos principais entraves ao desenvolvimento educacional. A III Jornada Pedagógica foi um esforço compartilhado para alcançar o objetivo geral de alinhamento das propostas pedagógicas em todas as escolas de Portel, campo e cidade.
A III Jornada Pedagógica de Portel tem como objetivo fortalecer a Educação no município. O evento, que foi realizado de forma híbrida (presencial e online), teve início com uma dinâmica quebra-gelo apresentada pela professora Nubyene Maira. Logo em seguida, o Professor Elias Saraiva apresentou a palestra “Da Reflexão à Ação: Traçando Caminhos para a Educação Portelense”.
Pela tarde, a Professora Rosângela Nunes Coelho apresentou a palestra “Articulação Pedagógica da Diretoria de Ensino em 2023” e profissionais do Centro de Educação Especial falaram sobre “Planejamento, Currículo e PEI – Plano Educacional Individualizado”.
A Diretora de Ensino (D.E), Rosângela, saudou todos os participantes e agradeceu a todos os colegas de trabalho que contribuem direta e indiretamente para a qualidade da educação no município. Ela citou os profissionais que já passaram pelo cargo e atribuições hoje realizadas por ela e destacou a importância da equipe que compõe a D.E. Segundo Rosângela, não é fácil fazer educação pública, mas com profissionais qualificados e comprometidos, o caminho se torna menos árduo. Ela também apresentou os números do IDEB 2021 das escolas de ensino fundamental do município de Portel.
No segundo dia da jornada pedagógica, a dinâmica quebra-gelo foi conduzida pela professora Nubyene Maira Cardoso. Em seguida, o professor Nelson da Glória apresentou a palestra “Compreendendo o Sistema de Ciclos. Durante sua fala, o professor destacou a importância deste momento para a educação em Portel, discutindo com a categoria como organizar o sistema de ciclos e trabalhando para melhorar o desempenho dos alunos na escola. “Este é um momento único e importante para a educação em Portel, onde estamos discutindo com a categoria como organizar o sistema de ciclos. Partimos de um amparo legal e estamos discutindo a fundo as questões que afetam o desempenho da educação no município, incluindo o desempenho dos nossos alunos na escola. Este é um momento oportuno porque permite que os professores da rede municipal dialoguem sobre as políticas de organização em ciclos e quais as expectativas, baseadas em reflexões e ações práticas para melhorar a educação em Portel.”
A jornada pedagógica foi encerrada com um discurso de agradecimento da diretora de ensino, professora Rosângela Nunes Coelho.
Texto e Foto: Charlem Sarges / SEMED Portel