Governo do Estado garante turmas de Ensino Médio para Comunidades Remanescentes de Quilombolas de Portel

0

O Governo do Estado acaba de anunciar uma importante conquista para as Comunidades Remanescentes de Quilombolas de Portel: a garantia de turmas de Ensino Médio. Essa é uma vitória que resultou de uma luta conjunta entre a comunidade, o Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e Coordenação da Educação Escolar Quilombola, e a Escola de Ensino Médio Paulino de Brito, cujo gestor é o professor Alain Marzo Fonseca.

Essa conquista é extremamente significativa, uma vez que muitos jovens quilombolas têm dificuldades para dar continuidade aos estudos após o Ensino Fundamental. Com a abertura de turmas de Ensino Médio na região, esses jovens terão a oportunidade de se qualificar e se preparar para o mercado de trabalho, além de poderem buscar uma formação superior, caso desejem.

A Secretaria Municipal de Educação e Coordenação da Educação Escolar Quilombola trabalharam incansavelmente para viabilizar essa iniciativa, que foi reconhecida e apoiada pelo Governo do Estado. A Escola de Ensino Médio Paulino de Brito também teve um papel fundamental nesse processo, disponibilizando sua estrutura e expertise para atender as demandas educacionais da comunidade quilombola de Portel.

O professor Alain Marzo Fonseca, gestor da escola, ressaltou a importância da educação para a transformação social e econômica da região. Ele destacou que essa conquista é fruto de um esforço coletivo e que a escola está preparada para oferecer uma educação de qualidade e inclusiva, valorizando a diversidade e as especificidades da cultura quilombola.

Com essa iniciativa, o Governo do Estado e as entidades envolvidas demonstram um compromisso efetivo com a promoção da educação como um direito humano fundamental e um meio para a superação das desigualdades e injustiças sociais.

Com informações: Loncley Dantas