A Semana Pedagógica é um momento crucial no calendário educacional, desempenhando um papel fundamental no sucesso do trabalho educativo. Essa semana é uma oportunidade para que gestores educacionais, gestores escolares e professores se reúnam para planejar, discutir e alinhar estratégias educacionais. O objetivo é garantir que o ano letivo que se inicia seja produtivo, eficiente e alinhado com as necessidades de aprendizagem dos alunos.
O envolvimento ativo dos professores na Semana Pedagógica é essencial. Trata-se de um momento de atualização sobre novas metodologias de ensino, tecnologias educacionais e estratégias de gestão de sala de aula. Esta capacitação contínua é fundamental para manter o engajamento e o preparo para enfrentar os desafios contemporâneos da educação.
Além disso, a Semana Pedagógica serve como um espaço para reforçar a importância da colaboração entre diferentes atores do processo educativo. A gestão educacional e a gestão escolar precisam trabalhar juntas para criar um ambiente propício ao aprendizado, oferecendo suporte e recursos necessários aos professores e alunos. Esta colaboração é vital para desenvolver estratégias eficazes que atendam às necessidades educacionais de todos os estudantes.
Portanto, a Semana Pedagógica é um período de grande importância para o sucesso do trabalho educacional. Proporcionando uma oportunidade única para reflexão, planejamento e colaboração entre gestão educacional, gestão escolar e professores, cria-se uma base sólida para oferecer uma educação de qualidade, capaz de atender às necessidades e aspirações de cada aluno.
IV JORNADA PEDAGÓGICA PAULO FREIRE
AÇÕES QUE APROXIMAM, REDE QUE TRANSFORMA
“Se queremos alcançar resultados verdadeiramente duradouros, devemos unir forças na educação.” – Malala Yousafzai
“Ações que aproximam, rede que transforma” é uma frase que traz a essência de uma abordagem colaborativa e integradora, essencial em diversos contextos, especialmente no âmbito educacional. Esta frase sugere que, por meio de ações que promovem a proximidade e o entendimento mútuo, é possível construir uma rede de apoio e cooperação capaz de gerar transformações significativas.
Neste sentido, “ações que aproximam” podem se referir a iniciativas que buscam conectar alunos, professores, gestores e famílias, através de projetos que incentivam a participação ativa dos pais na vida escolar dos filhos ou programas que fomentam o diálogo e a colaboração entre educadores de diferentes componentes e segmentos. Quando esses diferentes grupos se aproximam, trocam experiências e compreensões, uma “rede que se transforma” é criada, fortalecendo a comunidade escolar como um todo e melhorando os resultados educacionais.
Portanto, a frase “ações que aproximam, rede que transforma” ressalta a importância da colaboração e da conexão de todos na criação de ambientes educacionais mais eficazes e de sociedades mais fortes e resilientes. Ela nos lembra que, ao trabalharmos juntos e nos apoiarmos mutuamente, somos capazes de gerar transformações profundas e duradouras.
CRONOGRAMA
IV JORNADA PAULO FREIRE: AÇÕES QUE APROXIMAM REDE QUE TRANSFORMA
05 FEVEREIRO 2024
Das 9:00 às 17:30
(público geral)
Local: EMEF Rafael Gonzaga (Quadra)
Link: https://forms.gle/bRDp1YkneVTrWprR7
MANHÃ
8:00 – CREDENCIAMENTO
8:30 – BOAS VINDAS
9:00 – AÇÕES QUE APROXIMAM – REDE QUE TRANSFORMA
Rosângela Nunes Coelho: Diretora de Ensino – SEMED Portel/PA, Presidente do Fórum Municipal de Educação, Articuladora Municipal do Selo UNICEF.
9:10 – OS AVANÇOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PORTEL/PA
Ana Benedita Dias Aquino: Coordenadora Municipal da Educação Infantil (zona Urbana) /SEMED Portel/PA; Coordenadora local do Programa Primeira Infância na Escola; Vice coordenadora do Programa Tempo de aprender; Conselheira do Direito da Criança e do Adolescente – CMDCA; Técnica Verificadora da Busca Ativa Escolar – BAE.
Cláudia Ferreira Mendonça: Coordenadora Municipal da Educação Infantil (zona Rural) /SEMED Portel/PA; Vice coordenadora local do Programa Primeira Infância na Escola; Conselheira do Direito da Criança e adolescente – CMDCA; Supervisora da Educação da Busca Ativa Vacinal – BAV.
9:50 – COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA: ALFABETIZA PARÁ/PORTEL
Nina Rosa Santana Carneiro: Coordenadora Municipal do Ensino Fundamental Anos Iniciais-SEMED Portel/PA; articuladora local dos Programas: RENALFA; Programa Alfabetiza Pará).
Lonclei Balieiro Dantas: Técnico Pedagógico – SEMED Portel/PA; Coordenador Municipal da Educação Quilombola; Vice-presidente do Conselho de Alimentação Escolar – CAE, Coordenador do Programa Saúde na Escola, Membro do CMEP.
10:30 – PARC – PARCERIA PELA ALFABETIZAÇÃO EM REGIME DE COLABORAÇÃO: AVALIAÇÃO DE FLUÊNCIA EM LEITURA
Jackson Rodrigo Silas da Cruz: Técnico pedagógico – SEMED/PA; Coordenador de Avaliação do PARC; Mobilizador da Educação do SELO UNICEF; Coordenador da BAE.
INTERVALO: 15min (11:10 às 11:25)
11:25 – AVALIA E APRENDE – CULTURA AVALIATIVA A FAVOR DA APRENDIZAGEM: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E FORMATIVA
Cecília Chigusa Shimo: Técnica Pedagógica – SEMED Portel/PA; Coordenadora do Projeto Avalia e Aprende (GAEPE Marajó/PA).
INTERVALO PARA ALMOÇO (12:00 às 14:00)
TARDE
14:00 – ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA: UM PROJETO PILOTO PARA O MUNICÍPIO DE PORTEL
Marcelo Farias do Espírito Santo: Coordenador Geral da Educação do Campo – SEMED Portel/PA; Coordenador do Programa Escola em Tempo Integral (MEC/FNDE).
14:40 – A IMPORTÂNCIA DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA PARA BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Jackson Rodrigo Silas da Cruz: Técnico pedagógico – SEMED/PA; Coordenador de Avaliação do PARC; Mobilizador da Educação do SELO UNICEF; Coordenador da BAE.
Avalia Portel – Sistema Municipal de Avaliação: Jackson Rodrigo Silas da Cruz: Técnico pedagógico – SEMED/PA; Coordenador de Avaliação do PARC; Mobilizador da Educação do SELO UNICEF; Coordenador local da BAE.
SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica: Adaías da Cruz de Souza: Coordenador Municipal do Censo Escolar – SEMED Portel/PA; Coordenador local da BAE, Coordenador do Sistema Gestor.
SisPAE – Sistema de Avaliação Estadual em Larga Escala: Edson Pantoja de Moura: Técnico pedagógico – SEMED Portel/PA; articulador local da Aplicação do SisPAE; Coordenador local da OBMEP municipal.
OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas: Edson Pantoja de Moura: Técnico pedagógico – SEMED Portel/PA; articulador local da Aplicação do SisPAE; Coordenador local da OBMEP municipal.
15:20 – PROJETOS MUNICIPAIS: PROMOVENDO A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS
Concurso Literário do Município de Portel/PA:
Jozimar Paiva de Souza – Técnico Pedagógico – SEMED Portel/PA.
Inderline Benedita Brabo Santos – Técnica Pedagógica – SEMED Portel/PA.
Nubyene Maira Lobato Cardoso – Técnica Pedagógica – SEMED Portel/PA; mobilizadora local do Núcleo de Crianças e Adolescentes do Selo Unicef – NUCA.
Feira Científica do Município de Portel/PA:
Tatiane Lima Santos: Técnica Pedagógica; Coordenadora do Programa Saúde na Escola; mobilizadora local do Núcleo de Crianças e Adolescentes do Selo Unicef – NUCA.
Wellyngton Júnior Álvares Pereira: Técnico Pedagógico – SEMED/ Portel/PA.
Projeto UBUNTU: Quebrando Preconceitos e Valorizando cor e arte:
Lonclei Balieiro Dantas: Técnico Pedagógico – SEMED Portel/PA; Coordenador Municipal da Educação Quilombola; Vice-presidente do Conselho de Alimentação Escolar – CAE, Coordenador do Programa Saúde na Escola, Membro do CMEP.
NAC:
Senilson Gonçalves Gomes (e equipe): Coordenador do Núcleo de Arte e Cultura do Município de Portel/PA.
NELP:
Paulo Roberto de Almeida Gomes (e equipe): Coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer Portelense.
INTERVALO 15 min (16:05 às 16:20)
16:20 – VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR PORTELENSE ATRAVÉS DAS FORMAÇÕES CONTINUADAS
Remiele Moraes de Souza: Técnica Pedagógica- SEMED Portel/PA; Coordenadora local do PARFOR; Coordenadora local do Forma Pará; Coordenadora municipal do Programa Família na Escola (PDDE Interativo).
16:40 – A OFERTA DA EJA E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL PARA JOVENS, ADULTOS E IDOSOS
Diogo de Souza Rocha: Técnico Pedagógica- SEMED Portel/PA; Coordenador municipal da EJA.
17:00 – MATRIZ CURRICULAR ESTRUTURANTE DA REDE MUNICPAL DE ENSINO DE PORTEL/PA: CONSIDERAÇÕES FINAIS
Rosângela Nunes Coelho: DIRETORA DE ENSINO – SEMED PORTEL/PA, Presidente do Fórum Municipal de Educação, Articuladora Municipal do Selo UNICEF.
06 FEVEREIRO
Das 8:00 às 17:00
OFICINAS PEDAGÓGICAS
NAS PERSPECTIVAS DA MATRIZ CURRICULAR ESTRUTURANTE DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTEL/PA
(público específico)
MANHÃ: 8:30 às 11:30 (Intervalo de 15min das 10:00 às 10:15)
TARDE: 14:00 às 17:00 (Intervalo de 15min das 15:45 às 16:00)
Sala 1
– Prática de leitura e escrita na Ed. Infantil – Ana Benedita Dias Aquino, Cláudia Ferreira Mendonça e Nina Rosa Santana Carneiro
Local: EMEI ANA CÉLIA
Limite de inscrição: 200 vagas
Link: https://forms.gle/MyTcjHmk8P1ufKBQA
Sala 2
– Turmas de multi (ano e/ou ciclo), Práticas Metodológicas para Anos Iniciais, na perspectiva da Matriz Curricular Estruturante Municipal – Wellyngton Júnior Álvares Pereira, Inderline Benedita Brabo Santos, Paulo Vítor dos Santos Nicácio.
Local: Auditório UNIASSELVI
Limite de inscrição: 70 vagas
Link: https://forms.gle/XZVBUKNLGKVmjuc48
Sala 3
– Sequência Didática para Anos Iniciais na perspectiva da Alfabetização e Letramento alinhado à Matriz Curricular Estruturante Municipal – Paulo Max Paixão Rego, Rosinet Figueiredo Miranda, Elini Barbosa de Souza Ladislau (coordenação: Nina Rosa Santana Carneiro).
Local: Centro de Convenções Municipal
Limite de inscrição: 100 vagas
Link: https://forms.gle/Qch1v4VCuX71Vfdz9
Sala 4
– Recomposição de aprendizagem com foco na alfabetização para anos finais (todos os componentes) – Cecília Chigusa Shimo, José Francisco Soares dos Santos, Jozimar Paiva de Souza.
Local: EMEF Prof. Paulo Afonso Azevedo Mesquita
Limite de Inscrição: 35 vagas
Link: https://forms.gle/c89cFpZzyL3ktyoV9
Sala 5
– Oficina Interdisciplinar de Matemática – Jackson Rodrigo Silas da Cruz e Edson Pantoja de Moura.
Local: EMEF Prof. Paulo Afonso Azevedo Mesquita
Limite de inscrição: 35 vagas
Link: https://forms.gle/eAEer1MGpN7b8vwg6
Sala 6
– Práticas Antirracistas na Escola: COPIR – Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial Lonclei Balieiro Dantas, Núbia Lafaete dos Santos Corrêa.
Local: EMEF Prof. Paulo Afonso Azevedo Mesquita
Limite de inscrição: 35 vagas
Link: https://forms.gle/HJy4UG2Z4J5fcHdB8
07 FEVEREIRO
DAS 8:00 ÀS 17:00
OFICINAS PEDAGÓGICAS
NAS PERSPECTIVAS DA MATRIZ CURRICULAR ESTRUTURANTE DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTEL/PA
(público específico)
MANHÃ: 8:30 às 11:30 (Intervalo de 15min das 10:00 às 10:15)
TARDE: 14:00 às 17:00 (Intervalo de 15min das 15:45 às 16:00)
Sala 1
– Práticas Antirracistas na Educação Infantil: COPIR – Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial, Lonclei Balieiro Dantas, Ana Benedita dias Aquino e Cláudia Ferreira Mendonça
Local: EMEI ANA CÉLIA
Limite de inscrição: 200 vagas
Link: https://forms.gle/9FAeaFuuvdAqPozx7
Sala 2
– Turmas de multi (ano e/ou ciclo): Práticas Metodológicas para Anos Iniciais na perspectiva da Matriz Curricular Estruturante Municipal – Wellyngton Júnior Álvares Pereira, Inderline Benedita Brabo Santos, Paulo Vítor dos Santos Nicácio, Rosângela Nunes Coelho.
Local: Auditório UNIASSELVI
Limite de inscrição: 70 vagas
Link: https://forms.gle/XZVBUKNLGKVmjuc48
Sala 3
– Sequência Didática para Anos Iniciais na perspectiva de Letramento Matemática alinhado à Matriz Curricular Estruturante Municipal – Paulo Max Paixão Rego, Rosinet Figueiredo Miranda, Elini Barbosa de Souza Ladislau (coordenação: Nina Rosa Santana Carneiro).
Local: Centro de Convenções Municipal
Limite de inscrição: 100 vagas
Link: https://forms.gle/YAqusGYJEbHB86RE6
Sala 4
– Escola em Tempo Integral: Educação Integral e Integrada – Marcelo Farias do Espírito Santo, Nubyene Maira Lobato Cardoso, Senilson Gonçalves Gomes, Paulo Roberto de Almeida Gomes, Tatiane Lima Santos, Hiolanda Costa Pantoja.
Local: EMEF Prof. Paulo Afonso Azevedo Mesquita
Limite de inscrição: 35 vagas
Link: https://forms.gle/WEKmtTnmuPwqEeXS9
08 FEVEREIRO
AÇÕES INTEGRADAS
(público geral)
LOCAL: Local: EMEF Professor Paulo Afonso de Azevedo Mesquita (Quadra)
Link: https://forms.gle/9RrPeZ53dNUCprKK6
MANHÃ
8:30 às 11:30
Intervalo de 15min (10:00 às 10:15)
8:00 – AÇÕES INTEGRADAS: BUSCA ATIVA ESCOLAR – BAE e SISTEMA PRESENÇA: BOLSA FAMÍLIA
Adaías da Cruz de Souza: Coordenador Municipal do Censo Escolar – SEMED Portel/PA; Coordenador local da BAE, Coordenador do Sistema Gestor
Fernando Tenório Chaves: Auxiliar Técnico do Censo Escolar; Auxiliar Técnico da BAE; Coordenador do Sistema Gestor
Hiolanda Costa Pantoja: Coordenadora da Educação do Cadastro Único – Sistema Presença: Bolsa Escola
8:30- O AVANÇO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE PORTEL/PA
Marinete Pereira da Silva: Coordenadora da Educação Especial SEMED Portel/PA; Diretora do Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAEE.
INTERVALO 15min (10:15 às 10:30)
10:30 – MARAJÓ SUSTENTÁVEL: EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE
Eduardo Vitalle: Instituto 5 Elementos
INTERVALO PARA ALMOÇO (12:00 às 14:00)
REALIZAÇÃO DE OFICINA CAEE – Centro de Atendimento Educacional Especializado (público específico)
TARDE
14:00 às 17:00
Intervalo de 15min (15:45 às 16:00)
Sala 1
– Formação para professores que receberam alunos com deficiência – Marinete Pereira da Silva: coordenadora da educação especial SEMED Portel/PA; Diretora do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE).
Local: Auditório: Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE)
Limite de inscrições: 35 vagas
Link: https://forms.gle/4qJbquX1W9hWq44g8
08 FEVEREIRO
REALIZAÇÃO DE OFICINA EJA – Educação de Jovens e Adultos
(público específico)
Local: Auditório UNIASSELVI
DAS 8:00 às 17:00
MANHÃ
8:00 às 12:00
INTERVALO 15min (10:15 às 10:30)
Sala 2
– Competências e habilidades a partir da Matriz Curricular Estruturante da Rede Municipal de Ensino: Valorizando saberes e aprimorando as práticas pedagógicas da EJA– Diogo Souza Rocha, Reginaldo da Costa Balieiro, Ediclelson Alves Valente da Silva, Núbia Lafaete dos Santos Corrêa, Lonclei Balieiro Dantas, Edson Moura, Inderline Benedita Brabo Santos, Wellyngton Júnior Álvares Pereira, Tatiane Lima Santos, Cecília C Shimo.
Local: Auditório UNIASSELVI
Limitação de vagas: 40 vagas
Link: https://forms.gle/x24tpFbpvKFVdx5S8
TARDE
14:00 às 17:00
Intervalo de 15min (15:45 às 16:00)
Sala 2
– Competências e habilidades a partir da Matriz Curricular Estruturante da Rede Municipal de Ensino: Valorizando saberes e aprimorando as práticas pedagógicas da EJA– Diogo Souza Rocha, Reginaldo da Costa Balieiro, Ediclelson Alves Valente da Silva, Núbia Lafaete dos Santos Corrêa, Lonclei Balieiro Dantas, Edson Moura, Inderline Benedita Brabo Santos, Wellyngton Júnior Álvares Pereira, Tatiane Lima Santos, Cecília C Shimo.
Local: Auditório UNIASSELVI
Limitação de vagas: 40 vagas
Link: https://forms.gle/x24tpFbpvKFVdx5S8
09 FEVEREIRO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES ESCOLARES E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: do técnico, político ao pedagógico, tríade base para uma educação qualificada.
(público específico: Gestores, vice gestores, coordenadores e técnicos da DE))
LOCAL: Local: Centro de Convenções Municipal
MANHÃ
8:00 às 11:30 – FORMADOR DA GESTÃO EDUCACIONAL
INTERVALO 15min (10:15 às 10:30)
Dr. Enil do Socorro de Sousa Pureza – Doutor em História Social, Mestre em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento na Amazônia; Especialista em Gestão Escolar, foi professor assistente no Curso de Especialização em Gestão Escolar, pela Escola de Gestores da UFPA. Professor do quadro efetivo da UFPA, Pedagogo e Historiador. Atua na UFPA, como os componentes, dentre outros: Gestão de Sistema e Unidades Educacionais, Planejamento Educacional, Coordenação Pedagógica em Ambientes Escolares.
TARDE
14:00 às 17:30 – FORMADORA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
INTERVALO 15min (15:45 às 16:00)
Dra. Sônia Maria Pereira do Amaral – Doutora em Antropologia, professora do quadro efetivo da UFPA; Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura; Especialista em Currículo e Avaliação na Educação Básica. Pedagoga, atua nos cursos de licenciatura com os componentes curriculares, dentre outros: Práticas Pedagógicas, Didática, Organização do Trabalho Pedagógico; Antropologia Educacional e Coordenação Pedagógica em Ambientes Escolares.