Jogos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos

Educação de Jovens, Adultos e Idosos – EJAI é uma modalidade de Educação Básica que tem por objetivo garantir oportunidades de estudo aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio, na idade própria. Proposta na legislação, como modalidade de educação aos sujeitos que foram historicamente excluídos; apresenta-se, como possibilidade, de jovens e adultos frequentarem ou retomar os estudos e poder fazer uso de recursos como a “leitura e escrita”, adquirindo condições para atuar com e nas práticas sociais que envolvam os conhecimentos relativos ao código alfabético ortográfico. Quanto esta modalidade de educação, voltada para Jovens e Adultos, é resinificada com a contribuição dos pressupostos da Educação Popular (FREIRE, 2003) emerge, então, com esta educação, importante instrumento de luta e desenvolvimento da consciência crítica popular.

A Educação de Jovens e Adultos se constitui, então, num importante instrumento de luta, conquista de um espaço para aqueles que, ao longo do processo de constituição da sociedade brasileira, foram colocados à margem de todo e qualquer processo que pudesse lhes garantir melhores condições de vida.

A escola como ferramenta na garantia de direitos tem em seu dia a dia, na prática, a possibilidade de promover ações para a defesa dos direitos de seus estudantes e professores. Para as comunidades do campo, o espaço escolar não tem somente a função de servir para a educação formal, é onde os estudantes têm contato com as políticas públicas e relações sociais de conivência humana.

O município de Portel segundo estimativa do IBGE, tem aproximadamente 84.000 habitantes, com prevalência da população rural que é de 55%, sua economia consiste basicamente na Agricultura Familiar. No que tange a educação, Portel figura entre os maiores índices de analfabetismo dos municípios do Pará. Isso é reflexo do colapso da política educacional da EJAI que busque entre outras coisas combater o analfabetismo entre jovens, adultos e idosos que neste ano de 2022 já são 2.626 alunos matriculados, para isso é fundamental a garantia da modalidade EJAI nas mais variadas formas de educação, garantindo a concretude do Direito a educação, para esses sujeitos. Neste sentido a modalidade EJA se destaca como uma política indispensável para o avanço da justiça e da oportunidade de vida, bem como a formação para o mundo do trabalho.

Neste sentido a Secretaria Municipal de Educação por meio das escolas realizou chamada pública no início do ano letivo com intuito de garantir o acesso e reorganização dos trabalhos nesta modalidade. Por outro lado, a evasão e abandono são questões que acompanham todo o processo de aprendizagem na modalidade EJAI, e afim de diminuir este índice, e buscar a permanência dos alunos, surge a necessidade de um projeto que pretenda atingir todas as escolas Referências do Campo e as da Sede que ofertam a modalidade EJAI. Como também, envolver todos os componentes do Currículo no planejamento e execução do mesmo.

Acessibilidade